Reportagens

sábado, 20 de novembro de 2010

Aquecimento Global :(






         
Aparentemente, a maioria das pessoas julga que ao se falar de aquecimento global estamos tratando de um problema ambiental isolado que afeta diretamente apenas algumas espécies animais, especialmente os ursos polares. Até porque o nosso planeta é tão grande que alguns não crêem que possamos causar algum impacto negativo real de longa duração. Isto não é verdade. Muitas espécies animais e vegetais encontram-se ameaçadas sim - o que por si só já é terrível - porém, o que parece que ainda não foi bem compreendido, é que a sobrevivência da espécie humana também está diretamente ameaçada por este fenômeno.  
         
 Caso a tendência atual de aquecimento climático seja mantida, a previsão dos especialistas é que por volta de 2050, ou seja, amanhã em termos históricos, as sociedades começarão a entrar em colapso e pessoas irão morrer aos milhões, por diversos fatores, entre eles: escassez de alimentos, doenças, catástrofes climáticas muito rigorosas – desde secas severas e ondas de calor até tempestades e inundações. É claro que já convivemos com estes fenômenos há séculos, mas a mudança significativa será na freqüência, na intensidade e nos locais em que eles ocorrerão.   
          Como o clima é um fenômeno muito complexo e as inter-relações entre os ecossistemas são muito sutis, é difícil prever exatamente o que vai ocorrer. Mas já está claro que, caso a temperatura global continue a subir no ritmo atual, as nossas vidas serão diretamente afetadas. Em função de tratar-se de um fenômeno mundial, suas conseqüências desconhecerão fronteiras territoriais, econômicas e sociais, afetando assim toda a humanidade - principalmente as populações mais pobres. 


      
O caminho é reduzir a demanda por energia, não apenas encontrar formas alternativas de produzi-la. Mudar o padrão de consumo e a matriz energética está entre os maiores desafios que o mundo terá de enfrentar se quiser reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa e colaboram para o aquecimento global.
          Segundo os estudos mais recentes, existe um patamar de irreversibilidade que, se for atingido, impedirá que o processo de aquecimento global seja freado ou revertido. Por isso é urgente uma mobilização geral, para que possamos rever nossas percepções e nosso comportamento e, com isso, darmos uma chance ao nosso planeta e às gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário