Reportagens

sábado, 20 de novembro de 2010

Os principais problemas de desiquilibrio ambiental gerados pela utilização irracional dos recursos naturais.

Efeitos Previstos



Estima-se que, se a taxa atual
de aumento de gases do efeito estufa
no planeta continuar pelo próximo século,
as temperaturas médias globais
poderão subiraté 0,8 ºC por década.
Desta forma, em 2100 a terra poderia
estar 3,5 ºC mais quente do que é hoje.
Tal aumento nas temperaturas implicaria
em drásticas e graves conseqüências
em escala global.
Parte destas conseqüências pode ser
facilmente verificada,
através do aumento na freqüência
de desastres naturais.
Não para menos,
do clima dependem os regimes de ventos e chuva,
das correntes oceânicas,
a umidade do solo,
radiação solar e o fluxo de águas superficiais entre outros.
Alterações climáticas implicam
não apenas em desequilíbrios ambientais
e extinções em massa de animais e plantas,
mas afetam diretamente atividades humanas,
como a agricultura, por exemplo

 O aquecimento global traz uma série de situações que caracterizam vulnerabilidades para as populações, ou seja: as mudanças climáticas influirão na biodiversidade, na agricultura, nas mudanças ambientais, nos regimes hídricos e nas condições de saúde. 
Fotos gentilmente cedias por NOAA e NASA
     A partir do relatório do IPCC, divulgado em 2007, os efeitos previsíveis das mudanças climáticas são os seguintes:
1) A agricultura sofrerá abalos com a mudança do regime de chuvas (intensificação de chuvas em alguns locais e das secas em outros) e modificações nos solos, com perda de produtividade, prejuízos à segurança alimentar e causando migrações e conflitos (exacerbação de fome e miséria, instauração de um regime de barbárie).
2) O derretimento das calotas polares, com aumento dos níveis do oceano e conseqüente perda de regiões costeiras e desaparecimento de ilhas, com prejuízos para a agricultura e o turismo e gerando a migração de milhões de refugiados.
3) Os regimes hídricos sofrerão modificações pluviométricas que, segundo a região, poderão causar estresse hídrico ou enchentes, com evidentes prejuízos em todas as áreas.  Alterações na temperatura do oceano deverão multiplicar a potência dos furacões, e criar novas regiões de incidência (como já começou a acontecer na região sul do Atlântico; lembram-se do furacão que atingiu o sul do Brasil em 2004? Este furacão, chamado de Catarina, teve rajadas de 180km/h, atingindo 32.000 casas, deixando 13.000 desabrigados, 150 feridos e 11 mortos).
4) A biodiversidade será afetada na medida em que as espécies terão que se adaptar a novos regimes climáticos, usarão da migração para procurar locais mais adequados ou mesmo se extinguirão. Isto causará a perda de ecossistemas, do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais, tudo isso trazendo prejuízos à indústria farmacêutica e química.
 5) No aspecto saúde, as mudanças climáticas causarão o aumento e a migração de vetores, o aumento de epidemias e doenças, a redução da produtividade e o aumento dos gastos com medicamentos e cuidados à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário